quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Amazônia e sustentabilidade ambiental

A Amazônia, que possui por volta de 60% de sua área total localizada em território brasileiro, é a maior riqueza natural do país. Fonte de pesquisas ecológicas e hábitat de grupos nativos é, além disso, fonte de renda da exploração insustentável. No entanto, esta atividade descontínua e inconseqüente deve ter seus dias contados.

Estudos das conseqüências causadas pelo desmatamento desenfreado da floresta Amazônica no Brasil mostram que os efeitos não atingem somente regiões próximas às áreas desmatadas, chega a atingir estados do Sudeste e Centro-Oeste. Entre este efeitos está a diminuição do índice pluviométrico, que afeta negativamente a agroindústria e a geração de energia elétrica no país e pode inclusive gerar danos ao ciclo hidrológico da Argentina.

Uma medida considerável para evitar a ocorrência dos efeitos citados seria a completa proibição do desmatamento da Amazônia até que fossem permitidas áreas para exploração sustentável. O Governo Federal, com a garantia de que os proprietários de terra teriam acesso a lotes de área correspondentes aos a eles pertencentes, deveria implantar o desmatamento sustentável. Desta forma, não haveria resistência à ação: com a garantia de que não haveria prejuízo comercial.
Medidas fundamentadas deveriam ser tomadas com o trabalho do Governo Federal junto à Secretaria do Meio Ambiente dos Estados, promovendo palestras e atividades informativas de como os proprietários e trabalhadores praticariam a sustentabilidade de forma efetiva.
Com a noção dos riscos causados devido ao desmatamento irresponsável da floresta os proprietários de terra teriam motivação para evita-lo, com a consciência dos efeitos diretos e indiretos. Saber usar os recursos do planeta garante a continuidade de atividades no presente e para as futuras gerações.

Um comentário:

  1. Eu recomendarei qualquer um que procure um empréstimo comercial à Le_Meridian, que me ajudou com um empréstimo de quatro milhões de dólares para iniciar meu negócio de Quilting e foi rápido. Eles podem financiar até o valor de US $ 500,000,000.00 (quinhentos milhões de dólares) em qualquer região do mundo, desde que seja garantido um ROI de 1,9% nos projetos. O processo foi rápido e seguro. Foi definitivamente uma experiência positiva.Evite os golpistas aqui e entre em contato com o Le_Meridian Funding Service On. lfdsloans@lemeridianfds.com / lfdsloans@outlook.com. WhatsApp ... + 19893943740. se você estiver procurando por um empréstimo comercial.

    ResponderExcluir